Streaming: explicamos-lhe o que é, como funciona e quais as suas mais valias
É uma grande tendência da atualidade para consumidores de filmes, séries e música. Do live streaming ao streaming on-demand explicamos-lhe tudo e ainda fazemos um resumo dos prós e contras.
Streaming é a tecnologia de transmissão de conteúdos multimédia através da internet e sem necessidade de fazer download. Na prática os vídeos ou áudios são armazenados em nuvem e reproduzidos automaticamente ao utilizador, que não incorre assim em crime de pirataria associado a downloads de ficheiros. Desta forma, os conteúdos não ocupam espaço na memória do equipamento que o utilizador esteja a usar para aceder a eles, porque a internet é o veículo condutor desse conteúdo desde a sua origem até si. Já todos ouvimos falar ou somos inclusive consumidores da Netflix ou do Spotify que são puros exemplos de serviços de streaming, no caso da Netflix para filmes e séries, e do Spotify para música. Este tipo de serviços veio facilitar a vida a muitos de nós, satisfazendo a urgência a que a internet nos habituou de ter tudo num clique e permitindo que, numa questão de segundos, seja possível estar a assistir a um qualquer conteúdo audiovisual.
Live streming ou streming on-demand?
De certeza que já ouviu falar destes dois conceitos. Estas variantes de streaming apenas determinam se o conteúdo é visualizado em direto ou não. O live streaming proporciona transmissões multimédia ao vivo, ou seja, em tempo real. Já o streaming on-demand ou em bom português, sob demanda, permite que o utilizador aceda ao conteúdo em qualquer altura, independentemente do timing em que foi transmitido em primeira mão.
O live streaming é por exemplo muito usado para transmissão de eventos, videoconferências, aulas, webinars e outras ações corporativas. Nestes casos pretende-se que uma audiência esteja a acompanhar o que está a ser apresentado e transmitido em direto. Por seu turno, o streaming on-demand é mais usado para entretenimento do utilizador que pode assim escolher a altura mais favorável para si para aceder ao conteúdo pretendido.
Prós e contras do streaming
Prós
• Não é necessário fazer download do conteúdo, logo não obriga o utilizador a ocupar espaço com esse centeúdo
• Evita questões de pirataria relacionadas com dowloads de ficheiros, uma vez que estes não são necessários
• É prático porque está disponível para se aceder quando se considerar mais conveniente
Contras
• O preço: dadas as vantagens há normalmente um preço a pagar pelos serviços de streaming
• Necessidade de acesso à internet: sem isso simplesmente não funciona
• Largura de banda: para streaming de vídeo com qualidade estável e sem interrupções é necessária uma largura de banda suficiente, ou seja, quem tem uma conexão mais lenta pode ter problemas com interrupções de vídeos ou fraca qualidade dos mesmos.