Videoconferência: antes um luxo, agora uma necessidade

Se há uns tempos os sistemas de videoconferências eram inconcebíveis para muitos porque diretamente associados a sistemas de luxo, hoje são totalmente indispensáveis. A colaboração e as comunicações unificadas estão na ordem do dia e garantem um negócio mais produtivo e responsive. Acompanhe-nos numa viagem entre as plataformas de videoconferência disponíveis e descubra a que melhor se adequa ao seu perfil.

As tendências tecnológicas na área das conferências e colaboração online rapidamente passaram de algo simplesmente novo e apetecível para se classificarem enquanto ferramenta imprescindível no dia-a-dia de todos, porque a necessidade de comunicação à distância se impôs com uma pandemia que veio de mãos dadas com o home office. Como já se costuma dizer "mudam-se os tempos…mudam-se as vontades”. E foi isso que ditou a COVID -19: uma procura crescente por tecnologias colaborativas e de conferências que permitissem que todos se mantivessem ligados ainda que à distância. Mas se é verdade que a procura por este tipo de tecnologias foi motivada por uma pandemia que todos dispensávamos conhecer, também é verdade que este vírus nos deixou uma herança positiva para o futuro de todas as empresas. Se por um lado houve necessidade de um maior investimento de todos os que ainda não estavam preparados para implementar o trabalho à distância, por outro lado também é verdade que, uma vez realizado esse investimento para ultrapassar tempos conturbados, as empresas podem agora beneficiar de várias vantagens:

Horários de trabalho mais flexíveis: o trabalho remoto é agora uma opção para muitos
Mais produtividade: está provado que os colaboradores tendem a aumentar o seu índice de produtividade quando se encontram em regime de teletrabalho
Redução de custos em reuniões distantes: agora é mais fácil e intuitivo fazerem-se reuniões através de uma qualquer plataforma de videoconferência
Redução de atrasos para o início das reuniões: o trânsito ou o tempo já não pode ser usado como desculpa porque as reuniões à distância são uma realidade e acedem-se num clique
Maior sustentabilidade ambiental: é inegável que a tecnologia potencia a poupança de recursos 

Segundo Vasco Ferreira dos Santos, CEO da Ésistemas, "As soluções imersivas e colaborativas estão cada vez mais presentes e vêm transformando as pessoas na sua forma de ser, pensar, comunicar e trabalha, ou seja, são os impactos provocados pela transformação digital. O mundo está cada vez mais digitalizado e tanto as pessoas como as organizações procuram comunicar de forma rápida, eficaz e sem grandes custos. Fazer uma "call” ou uma reunião por videoconferência, hoje em dia é frequente e as soluções que criamos ajudam os nossos clientes a comunicar melhor, de forma simples, uniforme, com grande qualidade e em qualquer lugar”.

O top 5 das plataformas de videoconferência

O webconference veio para ficar. São inúmeras as plataformas para reuniões online que existem no mercado, mas nem todas oferecem a mesma fiabilidade. Apesentamos a seguir as 5 melhores na nossa opinião:

Microsoft Teams: permite até 10 mil pessoas numa reunião, anexar ficheiros até 2GB, fazer partilhas de ecrã e partilhar e editar documentos do office em tempo real, potenciando uma excelente colaboração simultânea. Com o Microsoft Teams é ainda possível distorcer o fundo do utilizador ou colocar uma qualquer imagem como background, de forma a que apenas o utilizador fique visível na câmara.

Zoom: foi a primeira plataforma a evidenciar-se em tempos de pandemia e ganhou desde cedo muitos adeptos tanto a nível profissional, quando o teletrabalho passou a ser obrigatório, como a nível pessoal, para reuniões de família ou amigos à distância. A sua versão gratuita permite até 100 participantes numa reunião, mas com a duração máxima de 40 minutos. 

Go Facing: Considerado o serviço de videoconferência mais seguro e escalável, a marca GoFacing distingue-se pela interoperabilidade entre plataformas e que permite instalação na cloud (as-a-service) ou no cliente (on-premises). A GoFacing é o serviço de salas de reunião virtual pioneiro no mundo que garante a oferta mais completa para o setor profissional, graças à máxima segurança de dados que oferece e à sua característica única que permite interligação quer com Microsoft Teams quer com a Google Meet. Totalmente fiável e user-friendly, a GoFacing garante ainda transmissão de imagem sempre em alta definição.

Webex: Desenvolvido pela Cisco, o Webex é interessante para empresas que pretendam organizar eventos, webinars ou cursos online com elevado nível de personalização. O número de pessoas que podem participar depende da licença do utilizador e varia entre 25 pessoas em simultâneo na versão gratuita e 200 pessoas numa versão paga.

Google Meet: permite fazer transmissões de eventos ao vivo internos para um total de até 100 mil pessoas no seu domínio. As reuniões pelo Google Meet podem ser gratuitas até 100 participantes que dispõem de uma duração máxima de 60 minutos. As versões pagas incluem no máximo 250 participantes e podem durar até 24 horas.

Salas zoom e Microsoft Teams (MTR): um verdadeiro upgrade às suas videoconferências

Tanto o Zoom Rooms como o MTR (Microsoft Teams Rooms) são excelentes para colaboração em grupo. Ambos pressupõem que uma sala esteja preparada com hardware dedicado, o que permite a todos utilizadores presentes fisicamente o acesso a uma reunião através de um único interface. Desta forma todos podem comunicar e estabelecer contacto visual com os participantes remotos, minimizando ao mesmo tempo os erros dos utilizadores, o que é determinante para o sucesso de qualquer reunião. Depois de reservada a sala zoom ou Teams qualquer utilizador poderá entrar na mesma com um simples toque. É tal e qual assim: simples e intuitivo para uma experiência rica e colaborativa.De salientar ainda que com estes sistemas integrados para realização de videoconferências, e desde que o hardware instalado o permita, o utilizador pode ainda beneficiar de:

Auto-Framing: identificação das pessoas que estão a participar na reunião
Auto People Counting: identificação do número de participantes na reunião
Speaker tracking: deteta quem está a falar conferindo-lhe maior destaque

Muito em breve estas salas passarão também a incorporar novas funcionalidades como:

Reserva de salas integrada
Deteção de presença de utilizadores mediante a instalação de sensores de movimento, 
Sistema de boas vindas ao utilizador da sala com mensagem automática previamente definida 
Análise de dados referentes às reuniões realizadas que permitirá saber com que frequência é usada a sala de reuniões em questão e por quem, média do número de participantes, média do tempo de utilização, entre outros. Estes dados permitem que a empresa tenha uma visão global da usabilidade da sala, dispondo assim de dados concretos para melhor avaliar se as infraestruturas de que dispõe atendem às necessidades do dia-a-dia ou se ficam aquém.

Se pretende saber qual a melhor solução de videoconferência para si fale com os nossos especialistas.  Estamos aqui para o ajudar. 
Contacte-nos!

CONHEÇA ALGUMAS DAS NOSSAS MARCAS

Fechar
Abrir
Comparar Limpar Tudo

Utilizamos cookies para fornecer e melhorar o nosso serviço, incluindo as suas preferências e as páginas que procura. Ao usar o nosso site, você concorda com isso.
Por favor clique aqui para mais informações. Saber mais

Aceitar